quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Projeto Interdisciplinar: Um desafio para o Hipertexto

IDENTIFICAÇÃO:

Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Sousa
Direção: Raymundo Magalhães Ferreira
Diretor Adjunto: Mª do Socorro Gaia
Secretaria Escolar: Izoneide Barbosa dos Santos Secretaria

MULTIPLICADORES DOS AMBIENTES:

1-BIBLIOTECA

> Mariana Gomes
> Maria José Amaral
> Nalú Mª Morães Costa
> Nivalda Aguiar Nunes

2- CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO:

> Aurilene Tertuliano da Silva
> Luizete Nunes Costa
> Mª Altamira Pereira Avelino
> Melina Leal Faria
> Suely Silva de Araújo

3- COODENADORA DE PROJETOS:
> Luzimar da Conceição Silva

4- COORDENADORES POR ÁREA:
> Ciências Exatas: Anne Crystiane da Silva Marques
> Ciências Humanas: Francisco das Chagas Morães
> Ciências da Linguagem: Pedro Barbosa Souza

4-LABORATÓRIO DE INFORMATICA: ( LIED )
>Luzimar da Conceição Silva
>Neuronizia Pires

5-TV ESCOLA
> Macrivane Lima de Aquino

INTRODUÇÃO; Voltada para a formação do indivíduo, a interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações (FAZENDA, 1994).

Este projeto visa desenvolver ações para implementação do processo ensino-aprendizagem, tendo como eixo temático a interdisciplinariedade. Como a escola em nossa sociedade é a segunda responsável pelas relações de sociabilidade, o aprendizado é experimentado na ótica do grupo sob regras e valores.
Neste contexto, não podemos mais separar as pessoas entre as “mais” e as “menos” capazes. Hoje pela maior facilidade no acesso ás informações e ás constantes interações sociais, todas querem e exigem mudanças.
Desta forma, para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar e valorizar a diversidade cultural que a constitui; com esse pensamento a E. E. Mª Neusa Carmo de Sousa oportuniza aos professores tomar consciência de seu papel na transformação de seus alunos, possibilitando a desenvolver ações que interaja com o Projeto. Assim, as experiencias das temáticas estudadas, e pesquisadas experimentadas das áreas de ciências exatas, humanas e lingüística retomam essa mesma perspectiva. Porém, é preciso fomentar os mais diversos tipos de atividades nestas áreas e desenvolver ações de punho cultural, educativo, informativo, e uma orientação, como forma de reconhecimento da diversidade social, frisando que o sucesso dessas ações depende de um esforço conjunto dos diversos atores sociais, como professore, alunos e comunidade em geral.
Portanto, a interdisciplinariedade garante acesso e condição social e individual aos alunos ao se integrarem ás áreas das ciências e suas tecnologias e as demais disciplinas que a compõem, proporcionando desta forma contato ativo e critico para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

METODOLOGIA; Este projeto INTERDISCIPLINAR se desenvolverá durante o ano letivo; apontando a relação da sociedade e da cultura, em sua diversidade, na constituição do significado para os diferentes saberes.
Nesse sentido, é preciso que o fortalecimento do trabalho de equipe não resulte somente em vantagens, mas a interação de ambos contribua para que as diversas oficinas e palestras ministradas no percurso do ano letivo, confecção de materiais bem como as experiencias cientificas sejam pautadas nas competências de contextualização, proporcionando aos educandos e educadores uma linguagem interdisciplinar. Assim, é necessário frisar a contribuição do professor que será o mediador deste projeto, introduzindo em sala de aula a construção do conhecimento, de acordo com a proposta da escola que deverá assegurar a interdisciplinariedade e a contextualização nas áreas de ciências exatas, humanas, lingüística e suas tecnologias. Deste modo os textos e atividades diversificadas trabalhadas em sala de aula constitui suporte didático-pedagógico para que sejam analisados e discutidos com os alunos; sendo que a partir das reflexões originadas na leitura dos textos, o educador deverá alimentar o senso crítico do educando fornecendo-lhe instrumentos para interpretações densas acerca dos paradigmas dos mesmos.
Vale ressaltar ainda, que o educador deverá dispor de informações que se contraponham aos diversificados textos, motivando o educando a questionar, refletir e contribuir dando sugestões inovadoras. As experiencias cientificas estudadas, realizadas e comprovadas serão inseridas no decorrer do ano letivo para fazerem parte do projeto, na condição de aprendizes. Esse aprendizado deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de um conhecimento cientifico em estreita relação com as aplicações tecnologias e suas implicações ambientais, sociais, politicas e econômicas. Tendo em vista que, a consciência de que o conhecimento cientifico é assim dinâmico e mutável ajudará o estudante e o professor a terem a necessária visão crítica da ciência. Então, não se pode simplesmente aceitar a ciências como pronta e acabada, ela deve ser percebida como uma criação do intelecto humano, e o aluno deve se sentir desafiado pelo jogo do conhecimento, e como qualquer atividade humana, também submetida a avaliação de natureza ética.
Considerando que, a escola recebe uma clientela diversificada ou seja, adolescentes, jovens e adultos, as oficinas e palestras serão ministradas em 02 ( dois) ciclos, por palestrantes convidados, como: Psicólogos, Policia Militar, ONG's não governamental, Enfermeiros, Corpo de Bombeiros, Secretaria Extraordinária de Politica para as Mulheres, Conselho Tutelar, dentre outros... bem como os sub-temas inseridos no projeto “Entendendo a Sexualidade”. Nessa visão, todas as atividades propostas no contexto interdisciplinar será analisada pelos educadores que farão a seleção dos materiais confeccionados durante o ano letivo de acordo com a abordagem de cada sub-tema para que possam participar do processo final, ou seja a culminância do projeto. Estas atividades visam a dar subsídios ao grupo para desencadear ações inovadoras que promovam a auto- estima dos alunos e os ajudem a desenvolver capacidades de participarem da comunidade escolar e para responsabilizarem-se pela vida pessoal e coletiva.
Portanto, neste processo final os blocos de salas da escola serão divididos em 03(três) áreas: Ciências Exatas, Humanas e Lingüística para exposição dos trabalhos confeccionados e selecionados durante o ano letivo.

JUSTIFICATIVA: A educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, e aprender a ser.
Nesse sentido, o projeto interdisciplinar ocorre em dois espaços diferentes e inter-relacionados: O espaço “Familiar” e o espaço Social. Salientando que, a experiencia do convívio social é impossível reproduzi-lo na situação familiar. Desta forma, a experiencia socializadora proporcionada pela escola é insubstituível na formação de um cidadão livre e consciente de seus direitos e responsabilidades; incluindo-se nessa educação preparo para viver numa sociedade democrática, compreendendo os princípios éticos que devem regular o convívio social nas mais diversas situações.
Sabendo-se que o campo ético é, portanto um campo polêmico, pois ainda que todos concordem em relação as ações difundidas em palestras, oficinas, experiencias cientificas, jogos, danças, confecção de materiais pedagógicos dentre outros, inseridos no eixo temático do projeto, na prática estamos longe deles, e há situações em que é difícil saber como efetivá-los. Embora o discurso afirme a necessidade de se manter uma postura ética, em todas as atividades sociais, há diferentes valores sendo praticados, muitas das vezes contraditórios com esses discursos.
Por esse motivo a EEMNCS está preocupada com a ética, pois credita que para realizar este projeto em parcerias deve orientar o trabalho educativo, desde o ensino das áreas até as relações entre as pessoas no dia-a-dia da escola, inclusive com as famílias dos alunos.

CRONOGRAMA

MÊS
AÇỖES
OBJETIVOS

FEVEREIRO
> Apresentação do Projeto
> Discutir a importância da interdisciplinariedade inseridas no eixo temático a serem trabalhadas durante o ano letivo.

MARÇO
ABRIL
> Reunião para discutir as ações a serem desenvolvida nas áreas de ciências exatas, humanas e linguagem
> Garantir a interdisciplinariedade nas ações a serem trabalhadas.
MAIO
JUNHO
> Reunião para ampliação do Projeto Interdisciplinar.
> Inserir as ações do Projeto “Entendendo a Sexualidade”

AGOSTO
SETEMBRO
> Palestras diversificadas do Projeto “Entendendo a Sexualidade”, nos três (03) turnos, será na quadra da escola, um sub-tema para cada turno.
> Diminuir a evasão e a violência escolar.
> Participação da comunidade escolar com o proposito de socializar o que foi aprendido e discutido nas palestras; como instrumento de reflexão, avaliação e conscientização.

OUTUBRO
> Palestras diversificadas, um sub-tema diferenciado para cada turno, ministrado por palestrantes convidados.
> Confecção de material pedagógico na sala de aula com os alunos de acordo com o eixo temático das palestras.

> Aprofundar a visão da escola como formadora consciência critica e suas conseqüências na organização do espaço escolar, além de discutir a importância de projetos sociais, onde a comunidade está inserida e dos educadores que nela trabalham.

NOVEMBRO
Oficinas de trabalho:
* DST's
* Drogas
* Gravidez precoce
* Prevenção contra acidentes domésticos
* Ensino especial
* Confecção de Material pedagógico nas salas de aula.
> Sensibilizar e promover a conscientização dos educando e educadores em relação ao eixo temático, suas questões relevantes e suas potencialidades.

NOVEMBRO
> Culminância do Projeto:
> Socialização das atividades trabalhadas durante o ano letivo através de stands, torneio e apresentações diversas.

RECURSOS

HUMANOS:

> Alunos do Ensino Fundamentado, Médio e EJA
> Comunidade Administrativa da ESMNCS

MATERIAIS:

> Retroprojetor
> Caixa de Som
> Microfone
> Cartolinas
> Papel Cartão
> E.V.A
> Cola
> Tesouras
> MicroSistem
> Máquina Digital
> Faixas
> TNT
> Dentre Outros..........

REFERÊNCIAS:

> Direitos Humanos: Capacitação de Educadores/ Mª de Nazaré Tavares Zenaid, et . al-João Pessoa: Editora Universidade/UFPB. Fundamentos Culturais e Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Volume 2,2008.

> Ministério da Educação, Parâmetros em ação, Ensino Médio: Linguagem, código e suas tecnologias, Secretaria de |educação \ Mídia e tecnologia – MEC, SEMTEC, 2001 - 340p

> Programa de Desenvolvimento Profissional Continuada: Ética e Cidadania no Convívio Escolar: Uma Proposta de Trabalho/ ministério de Educação.( Mec, SEFJ), 2000. 138 p.

OBJETIVOS:

GERAL: Adaptar as propostas presentes nas unidades de trabalho ás reais condições da escola na qual elas estão sendo implementadas.

ESPECIFICO:

> Explorar as temáticas e atividades do projeto, promovendo uma discussão real, de tal modo que, ao final, algumas idéias para solução dos problemas possam ser encontradas.
> Estimular a criação de canais que possibilitem a comunicação fluente e permanente entre a escola e a família dos alunos.
> Promover a participação dos alunos, possibilitando a eles o desenvolvimento da responsabilidade e da competência para o planejamento e para o encaminhamento de ações, seja no espaço escolar, ou na comunidade.
> Possibilitar aos educadores um momento de reflexão e avaliação da participação dos alunos na escola, a partir do que a escola possibilita a eles.

AVALIAÇÃO:Nessa proposta de trabalho a avaliação se desenvolverá em atividades processuais e somativa, sob a perspectiva de qualidade de interação, reflexão e estará vinculada diretamente aos demais critérios estabelecidos pelo professor responsável pela disciplina. Desta forma, permeando a inclusão nas próprias atividades em cada disciplina, identificando os critérios dentro dos PCN's. Também trabalhará a valorização do conhecimento e da criatividade que demanda os cidadãos capazes de aprender continuamente, o que exige uma formação geral, e não um treinamento especifico.

CONCLUSÃO: A Interdisciplinariedade do aprendizado não dissolve nem cancela a indiscutível disciplinaridade do conhecimento. O grau de especificidade efetivamente presente nas distintas ciências, em parte também nas tecnologias associadas, seria difícil de se aprender no Ensino Fundamental, estando naturalmente reservado ao Ensino Médio.

Um comentário:

  1. Parabéns! Continue assim divulgando nosso trabalho, assim nos dar mais estímulos para continuar com a nossa árdua tarefa de ensinar. Mas, também muito prazeirosa com o belo resultado desse projeto. Abraços!

    Melina

    ResponderExcluir