quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

HIPERTEXTO

O que pesquisei sobre: Hipertexto:

O Hipertexto e suas aplicações Pedagógicas

A Internet pode trazer experiências enriquecedoras a nível de aprendizado, de troca de conhecimentos, de construção coletiva do hipertexto, proporcionados pela interatividade de alunos e professores. E Com as novas tecnologias inseridas na sala de aula, tanto o professor quanto o aluno vivenciam experiências inovadoras; é o acesso ao conhecimento social, político e econômico mais atualizado e abrangente quando se percebe a interdisciplinaridade em pesquisas dinâmicas agradáveis e prazerosas na utilização dos recursos tecnológicos.
A diversidade de textos lidos pelos alunos é importante, pois enriquecendo os alunos leitores; com visões de mundo diferentes umas das outras. Desta forma, a esfera educacional emerge, nesse contexto de reflexão da ação humana, enquanto espaço privilegiado para a construção de uma nova prática didático-pedagógica, a qual privilegia a autonomia e a liberdade do sujeito cognoscente. Assim, a especificidade da tecnologia de rede de computadores é apresentada a partir da identificação das suas características predominantes, suas potencialidades e limites para a esfera educacional. Entretanto, alguns seres humanos ainda são excluídos do acesso a essas tecnologias, ou possuem um acesso restrito. Essa questão necessita ser revisada, por novos investimentos governamentais. No Brasil há avanços, especialmente nos últimos anos, mas perante a velocidade do mundo das informações e das comunicações, novos investimentos são essenciais. Deve-se refletir sobre a importância das novas tecnologias nas diferentes áreas do conhecimento, mas deve-se questionar se esses avanços podem ou não ocasionar o isolamento dos sujeitos.
Diante do contexto, estamos em tempo de enovar, renovar mas para isto acontecer temos que começar de nós, traçar metas, objetivos tendo em mente que as tecnologias são mais um instrumento que vem a somar aos demais para nos auxiliar na construção dos conhecimentos de nossos alunos. A tecnologia hoje na escola facilita o acesso a diversas opiniões sobre determinado tema. O livro didático é uma ferramenta importante mas ele está centrado na posição de cada autor. Temos que avaliar diferentes informações para obter uma conclusão partindo de cada leitura. Com o uso da internet os assuntos estão em tempo real e isso facilita a compreensão.Cada tecnologia modifica algumas dimensões da nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade, da interação com o tempo e o espaço. Antigamente o telefone interurbano-por ser caro e demorado- era usado para casos extremos. A nossa expectativa em relação ao interurbano se limitava a casos de urgência, economizando telegraficamente o tempo de conexão. Com o barateamento das chamadas, falar para outro estado ou país vai tornando-se mais habitual, e ao acrescentar o fax ao telefone, podemos enviar e receber também textos e desenhos de forma instantânea e prazerosa.
Desta forma, o computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas. E ao acrescentar o fax ao telefone, podemos enviar e receber também textos e desenhos de forma instantânea e prazerosa. Assim, O re-encantamento, não reside principalmente nas tecnologias -cada vez mais sedutoras- mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças e que nos solicita a um consumismo devorador e pernicioso. É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio.
Portanto, é frustrante, por outro lado, constatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias.


Referencias:
MORAES, Dênis. Planeta Mídia. Campo Grande; Letra Livre, 1998.
Globalização, Mídia e Cultura Contemporânea. Campo Grande; Letra Livre, 1997.
MORAN, José Manuel. Interferências dos Meios de Comunicação no nosso Conhecimento. INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, XVII (2):38-49, julho-dezembro 1994.
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço ( Técnica e tempo, razão e emoção ), Editora Hucitec, São Paulo, 1996.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm

cied.forumfacil.net/.../tecnologia-na-sala-de-aula-

www.portalobjetivo.com.br/colegio/.../artigo39.asp -

Nenhum comentário:

Postar um comentário