sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PROJETO INTEGRANDO AS TIC's

Instituição Universidade Federal do Amapá.
Curso: fORMAÇÃO CONTINUADA EM Mídias na educação – ciclo avançado
Tutora: Poliana Pontes Lima
Atividade: 3 Etapa: III
Aluna Cursista: Luzimar da Conceição Silva
Turma: C
1 – IDENTIFICAÇÃO:
Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Souza
Direção: Raymundo Magalhães Ferreira
Diretora adjunta: Maria do Socorro Gaia
Secretaria escolar: Izoneide Barbosa dos Santos Chagas

1.1 - Multiplicadores dos Ambientes:
BIBLIOTECA
> Mariana Gomes
> Maria José Amaral
> Nalú Maria Morães Costa
> Nivalda Aguiar Nunes

TV ESCOLA
> Macrivane Lima de Aquino
> Vera Lúcia da Silva Tavares

LIED
> Luzimar da Conceição Silva
> Neuronizia Pires

Coordenadora de Projetos:
> Luzimar da Conceição Silva
2 – TEMA DA PROPOSTA:
INTEGRANDO AS TIC's

3- INTRODUÇÃO:
As modernas formas de comunicação eletrônica estão provocando mudanças radicais no paradigma educacional do mundo inteiro. A sala de aula, cujo modelo de ensino de massa remonta á era industrial, começa a conviver de forma contundente, com novas maneiras de estabelecer a relação professor-aluno. A escola vai ao aluno, seja utilizando o meio mais tradicional – material impresso, via correio ou encartado em jornais ou de geração mais avançada, como o rádio, audiocassete, TV, DVD , data-show e videocassete. Vai também aos que se valem das tecnologias de informação e da comunicação como ferramenta de intercambio ingressado a qualquer hora e em qualquer lugar. Assim, não se pode mais admitir a exclusão, no ambiente da escola, do uso de tecnologias tão corriqueiras. Então, a internet vem influenciar a maneira das pessoas trocarem informações, conversar, comunicar, buscar informações, etc.......... Possivelmente, a invenção da internet terá o mesmo impacto que teve, a criação da imprensa por Gutenberg.
Desta forma, a revolução tecnológica, por sua vez, cria novas formas de socialização, processos de produção e até mesmo novas definições de identidades individuais e coletiva. Diante desse mundo globalizado, que apresenta múltiplos desafios para o homem, a educação surge como uma útopia necessária indispensável á humanidade na sua construção da paz, da liberdade e da justiça social. Deve ser encarada, conforme o Relatório da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI, da Unesco “ entre outros caminhos e para além deles, como uma via que conduz a um desenvolvimento mais harmonioso, mais autêntico, de modo a fazer recuar opressões e as guerras”.

4 – JUSTIFICATICA:
A chegada das tecnologias de informação e comunicação ( TIC's ) na escola traz desafios e problemas, cujas soluções vão depender do trabalho pedagógico que se realiza. Como vivemos em um cenário sócio- cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados á utilização das TIC's é preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um dialogo com a tecnologia ao promover sua inclusão.
Desta forma, há inúmeras semelhanças entre a ato de escrever no papel e na tela do computador, nós o manuseamos numa dinâmica diferente do modo como lemos e escrevemos no papel “indo e voltando, fazendo destaques, inserções” e isso nos leva a novas estrategias de escrita e leitura, interferindo na compreensão e em nossos modos de escrever e ler. ( Cascarelli e Ribeiro, 2005,p.54)

5- OBJETIVOS:
GERAL:
Reconhecer a importância das tecnologias em nossas vidas e começar a compreender a necessidade de cada vez mais aproximarmos a escola do mundo tecnológico.

ESPECIFICO:
> Fomentar os mais diversos tipos de atividades e desenvolver ações como forma de frisar a inclusão as múltiplas tecnologias como meio de comunicação
> Promover a existência dos mais variados tipos de comunicação tecnológica
> Quebrar os tabus, transformando a comunidade escolar do conhecimento para a promoção do respeito as novas tecnologias.
> Desenvolver a competência dos alunos para analisar e fazer leitura crítica dos meios de comunicação tecnológica a partir do conhecimento das linguagens, das condições de produção e recuperação.
6 – PÚBLICO ENVOLVIDO
Gestor, Professores, Coordenadores Pedagógicos, alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA Médio

7 – METODOLOGIA
A comunicação é um componente tão natural e essencial em nossas vidas que muitas vezes nem nós damos conta de como ocorrem seus processos. Assim, podemos discutir longamente sobre interação, mas o fundamento aqui é compreender o papel das tecnologias na interação.
Desta forma, iremos desenvolver este projeto em ( 03) três ambientes: TV Escola, Biblioteca e LIED. Temos como proposta trabalhar o projeto Pedagógico possibilitando a aprendizagem compartilhando conhecimentos e informações. Por isso, é importante conhecer diferentes ferramentas e suas possibilidades de forma crítica e criativa. Assim, cada turma será dividida em (03) três grupos com o mesmo tema para pesquisa, adotaram o critério de sorteio para ocuparem os diferentes ambientes de aprendizagens e serão acompanhados e orientados pelo educador (a) e o formador (a) de cada ambiente. Após realizada tal pesquisa construíram formas diferenciadas de apresentação dos trabalhos na sala de aula, ou a critério junto ao professor.
8 – MÌDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS
Computadores, Internet, Hipertextos.
9- CRONOGRAMA PARA 2010

MES AÇÕES CLIENTELA

FEVEREIRO Apresentação do Projeto Professores
Gestor Escolar
Corpo Administrativo da Escola

MARÇO e ABRIL Conhecer diferentes ferramentas Professores
e suas possibilidades de forma
critica e criativa

MAIO e JUNHO Conhecer diferentes ferramentas e suas Alunos
possibilidades de forma critica e criativa

AGOSTO e SETEMBRO Desenvolver este projeto nos três Professores e alunos
ambientes: Tv Escola, Biblioteca e LIED

OUTUBRO Espaço livre para pesquisas na internet Professores e alunos

NOVEMBRO Oficina: Aprendendo a construie Slides, Professores e alunos
blogs, fotolog e portifólio

10- AVALIAÇÃO:

Nessa proposta a avaliação acontecerá sob a perspectiva de qualidade/ quantidade de interação nos ambientes diferenciados e está prevista e incluída nas próprias atividades a serem desenvolvidas na sala de aula, orientadas e avaliadas pelo educador.
Quanto as ações e metodologias deste projeto, está imbuída no próprio cronograma como forma de analisar as ações em que se propõe a forma como será o andamento das atividades.

11- CONCLUSÃO:

Não se pode falar em tecnologia de comunicação e educação se não houver uma interação contextualizada da realidade do educador para que este possa analisar o que o estuda dentro de uma perspectiva crítica, sabendo exatamente o que quer e o que será futuramente através dos trabalhos que desenvolve em sala de aula.
Este projeto pedagógico se propõe a trabalhar este tipo de atividade onde a interação de todos os educandos nas diversas formas de pesquisas poderá não só contribuir com o docente, mas na certeza de que tal atividade proposta possa fazer subsídios técnicos e acima de tudo práticos para o seu fazer pedagógico de dentro de sala de aula.


12- REFERENCIAS:

I > Direitos Humanos: Capacitação de Educadores / Maria de Nazaré Tavares Zenaide, et al. João Pessoa, volume 1,2. Editora Universitária /UFPB, 2008.

> Educação a Distância. 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia educacional. I. Bastos, Beth. II. Brasil. Ministério da Educação Secretaria de Educação.

> TV na Escola e os Desafios de Hoje: cursos de Extensão para professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública UniRede e Seed/MEC/ Coordenação de Leda Maria Rangearo Florentim e Vânia Lúcia Quintão Carneiro- Brasília: Editora Universidade de Brasília, Módulo 1,2 e 3. 2ª edição revisada, 2002.

> PVN: Ministério da Educação, Secretaria de Educação e Tecnologia – Brasília: Ministério da Educação, 1999.

Um comentário:

  1. Com certeza o seu projeto fará um grande sucesso em sua Escola,acho que é poraí que vamos aos poucos tirar o medo de alguns educadores no uso das tecnologias nas nossas Escolas.Valeu e um abraço de sua colega do curso de Mídias na Educação turma F.Rosângela Pureza do colégio Amapaense

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